Em Construção...

Psico: significa alma -
Terapia: significa Servir à Deus, cuidar, orientar -
Holística: vem de Holos, todo, o conjunto, a totalidade -
 
Psicoterapia Holística parte da leitura que procura abordar as causas do problema e não tratar apenas consequências, foca o trabalho no doente e não na doença.
 
Psicoterapia Holística vai além, buscando descobrir os fatores emocionais, mentais, energéticos e espirituais que criaram a condição para que uma doença ou conflito tenha se instalado.
 
Sendo assim a Psicoterapia Holística trata cada caso como único, para exemplificar pensemos em duas pessoas que possuem um mesmo problema de saúde, podemos dizer, sem medo de errar que na grande maioria das vezes, embora o problema seja semelhante os caminhos pelos quais o problema se instalou são diferentes.
 
A constituição de cada um dos envolvidos é única, temperamento e caráter individual que necessitam de uma abordagem também individual, aliás o termo indivíduo significa exatamente algo não dividido, total.
 
doença é a última instância em resultado do desequilíbrio: Emocional, Mental, Energético, Espiritual que em alguns destes pontos, com o tempo termina por afetar o Corpo Físico.
 
A medicina trata deste último enquanto a Psicoterapia Holística procura reintegrar o homem, restabelecendo a harmonia e o equilíbrio entre os diversos centros de força, quando se alcança o reequilíbrio dos corpos sutis o Corpo Físico reage prontamente com Saúde.
 
Quando falamos em Psicoterapia Holística trata-se, na verdade da mais antiga concepção acerca do homem.
 
Embora apenas recentemente a medicina tenha reconhecido o papel das emoções e pensamentos na Saúde Humana, no Oriente esta visão tem se estendido pelos últimos 6.000 anos em pesquisas com resultados satisfatório.
Aqui por ser ocidente podemos encontrar vestígios deste modo de ver a vida; nas várias tribos, e também teorias muito refinadas entre povos antigos.
 
O Hawaí é um excelente exemplo de Psicoterapia Holística que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia, eles conheciam o subconsciente e o seu papel, conheciam o consciente e ainda tinham profundos conhecimentos do super consciente.
 
Hipócrates (460 - 377 aC), Pai da medicina, tinha uma filosofia Holística e sua idéia destoa do que atualmente encontramos nas Universidades.
Paracelso (1493 - 1541) falou sobre o impacto das emoções e dos pensamentos sobre a Saúde Humana.

 

Samuel Hahnemann (1755 – 1843) elaborou toda a teoria da Homeopatia partindo da visão Holística, para Hahnemann o menos importante era saber o nome da doença, sendo prioridade conhecer o doente, foi o precursor da Psicoterapia Holística.

 

Psicoterapeuta Holístico, sabe da importância que devemos sempre conhecer o doente, seus hábitos, seus pensamentos, sua vida, seu relacionamento afetivo, seus sonhos etc., cada informação tem o seu lugar dentro do processo.

 

Psicoterapia Holística vem de um conhecimento milenar, que a cada dia-a-dia é confirmado por pesquisas ao redor do mundo.

 

Ao contrário do que afirmam seus opositores a Psicoterapia Holística possui o mérito de engrandecer o conhecimento humano com técnicas profundas e completas.